Óleo de Motor

Óleo de motor é uma substâncias utilizada para reduzir o ruído, calor e desgaste, lubrificando e aumentando a vida útil dos componentes móveis do motor,podem ser de origem animal ou vegetal (óleos graxas), derivados de petróleo (óleos minerais) ou produzidos em laboratório (óleos sintéticos), podendo ainda ser constituídos pela mistura de dois ou mais tipos (óleos compostos).As principais características dos óleos lubrificantes são a viscosidade, o índice de viscosidade (IV) e a densidade.

A viscosidade mede a dificuldade com que o óleo escorre (escoa). Quanto mais viscoso for um lubrificante (mais grosso), mais difícil de escorrer, portanto será maior a sua capacidade de manter-se entre duas peças móveis fazendo a lubrificação das mesmas.

A viscosidade dos lubrificantes não é constante; ela varia com a temperatura. Quando esta aumenta, a viscosidade diminui e o óleo escoa com mais facilidade. O Índice de Viscosidade (IV) mede a variação da viscosidade com a temperatura. Quanto maior o IV, menor será a variação de viscosidade do óleo lubrificante, quando submetido a diferentes valores de temperatura

Densidade indica a massa de um certo volume de óleo a uma certa temperatura, é importante para indicar se houve contaminação ou deterioração de um lubrificante.

Óleo Hidráulico

Óleo hidráulico pertence a um grande grupo de fluidos usados como o meio de transmissão de energia em maquinas hidráulicas, sendo qualquer equipamento ou dispositivo que possua um sistema hidráulico de transmissão de energia e força. Estes equipamentos incluem Travões, direcção assistida, transmissões em escavadoras e retro escavadoras, camiões de lixo, empilhadores, etc.

A principal tarefa de um óleo hidráulico no sector indústrial é de movimentar equipamentos ou ferramentas em linhas de processos. Em geral são sistemas centralizados ou individuais que movem ou transportam produtos numa fábrica.

Nos equipamentos florestais ou de construção civil o óleo hidráulico é responsável por todos os movimentos articulados do equipamento , os sistemas com óleo hidráulico são usados em condições de alta carga, a sua principal função é a transmissão de força e a lubrificação das peças internas do sistema como por exemplo bombas de engrenagens ou cilindros.Sistemas hidráulicos são também comuns em sistemas de controlo hidráulico de aeronaves,

Os óleos hidráulicos são divididos em categorias como o óleo de motor, os compostos sintéticos, óleo mineral, água e misturas baseadas em soluções e emulsões aquosas, sendo que independentemente de sua composição e propriedades em diversas temperaturas, a sua característica mais importante é a baixa compressibilidade.

Aditivos

Os aditivos são produtos químicos activos que são adicionados a produtos para melhorar as suas propriedades ou modificar as características dos mesmos. Existem diferentes tipos de aditivos para diferentes fins os principais são para os sistemas de combustível e para os sistemas de refrigeração de todos os veículos motorizados.

Lubrificantes

Os lubrificantes são substâncias que colocadas entre duas superfícies móveis ou uma fixa e outra móvel, formam uma película protectora que tem por função principal reduzir o atrito, o desgaste, bem como auxiliar no controle da temperatura e na vedação dos componentes de máquinas e motores, proporcionando a limpeza das peças, protegendo contra a corrosão decorrente dos processos de oxidação, evitando a entrada de impurezas, podendo também ser agente de transmissão de força e movimento.

Massas

Algumas peças de veículos sejam ligeiros, pesados ou maquinas do sector industrial exigem massa lubrificante como agente de lubrificação, como por exemplo rolamentos, juntas e articulações. Uma massa lubrificante eficaz evita a aderência e ruídos, impede desgaste prematuro dos componentes e oferece um protecção contra a humidade e a corrosão.

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A Globalfiltros aconselha os nossos clientes a proteger o Ambiente.

Deposite o òleo velho num local apropriado.

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